De acordo com dados da SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) referentes ao mês de abril, lançados nesse fim de maio, o número somado de roubos e furtos no Alto Tietê foi 6% acima da média do primeiro trimestre. Nos três primeiros meses do ano, o número médio de roubos e furtos registrados em todas as cidades da região foi de 2.960, enquanto no mês de abril foram registrados 3.124 boletins de ocorrência sobre esses crimes.
Mesmo com o número negativo na região, quatro cidades tiveram abril como seu melhor mês no ano, sendo elas Salesópolis, com uma queda de 27% sobre a média trimestral, Santa Isabel, com queda de 26%, Ferraz de Vasconcelos, 12%, e Suzano, com 6%. Poá se manteve na média.
Arujá, no entanto, praticamente dobrou o número de casos, fechando abril com 214 boletins de ocorrência, ante uma média de 108, tendo um aumento de 98%. Biritiba Mirim e Guararema também se destacaram negativamente, tendo aumentos de 37% e 29%, respectivamente.
Mesmo sem uma grande variação em relação à média, a cidade com o maior número absoluto de roubos e furtos em abril foi Itaquaquecetuba, com 839 B.Os registrados.
Os prefeitos da região já vinham alertando para a gravidade do assunto. Em fevereiro deste ano, o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) se reuniu com autoridades das polícias Civil e Militar e solicitou, além do aumento no efetivo policial, maior integração entre as prefeituras e o estado nas ações e operações no combate à criminalidade na região. Na ocasião, os números debatidos eram referentes a um aumento de 12% nos índices do segundo semestre de 2021 com relação ao primeiro.