O prefeito Caio Cunha (PODE) assinou na quarta-feira (15) um “Memorando de Entendimento” com o Governo da Finlândia para promover, de forma colaborativa, o desenvolvimento educacional de Mogi das Cruzes. O documento foi assinado durante reunião com o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, realizada em Brasília.
O “Memorando de Entendimento” permanecerá em vigor durante três anos e prevê a possibilidade de compartilhar recursos, experiência e especialização nos campos da educação.
Além disso, o documento possibilita que os participantes cooperem com o incentivo de atividades que facilitem os processos de ensino e aprendizagem e em iniciativas de desenvolvimento educacional. Também está previsto o compartilhamento de soluções e práticas aplicáveis ao contexto educacional e o envolvimento com atores públicos e privados para adotar as melhores práticas educacionais.
“Para Mogi das Cruzes, esta colaboração é muito significativa. A Finlândia não é só uma parceira que ajudou nossa cidade a se desenvolver com a vinda de empresas e a geração de empregos, mas também é referência mundial na educação”, destacou o prefeito.
Por outro lado, o embaixador finlandês lembrou a história do país europeu na valorização da educação e os benefícios que este trabalho trouxe.
“Nossa história com a transformação da educação começou nos anos 1970 e um movimento fundamental foi o investimento pesado na formação dos professores. Isso trouxe um grande retorno social e tecnológico”, explicou Leinonen.