Órgão orienta que consumidores redobrem a atenção ao comprar esses equipamentos, especialmente refrigeradores.

O Procon de Mogi das Cruzes está fazendo um alerta aos consumidores para que redobrem a atenção ao comprar eletrodomésticos, especialmente refrigeradores. De acordo com a Prefeitura, após denúncias, o órgão autuou duas lojas da cidade por vender equipamentos como novos, sem a informação de que se tratavam de produtos remanufaturados, recondicionados ou até mesmo usados.

Para evitar desperdício e reaproveitar os eletrodomésticos, algumas empresas compram produtos que foram devolvidos aos fabricantes por apresentarem algum defeito, que não passaram no teste de qualidade ou, até mesmo, seminovos. A partir daí, retificam as peças, como motor e compressor, e colocam à venda no mercado. Já quando o dano é estético, (riscos, amassados), as geladeiras são envelopadas (cobertas com adesivo).

Segundo a coordenadora do Procon, Fabiana Bava, os lojistas têm a obrigação de informar que não se trata de produto novo. Os consumidores não podem ser induzidos a erro e adquirir um produto sem garantia do fabricante. “O consumidor procura uma loja renomada de eletrodomésticos e não tem como imaginar que pode estar comprando um produto usado, ou que já teve defeito. É obrigação do fornecedor deixar muito claro que não se trata de produto novo, e não basta apenas indicar como ‘peça única’ ou com siglas incompreensíveis”, diz.

O Procon aponta que identificou refrigeradores, máquinas de lavar e equipamentos de ar-condicionado sendo vendidos nessas condições. Por isso, é importante questionar o lojista especialmente quanto à garantia e também atentar para a nota fiscal, que em alguns casos é emitida pela empresa que fez o recondicionamento. “Ocultar informação essencial ao consumidor e vender um produto como novo, quando foi retificado, é uma conduta grave, que pode ser até configurada como crime contra as relações de consumo”, alerta Fabiana Bava.

Além disso, o recondicionamento destes produtos pode fazer com que o consumidor perca a garantia de fábrica. Consumidores que se depararem com essa situação podem fazer denúncias ao setor de fiscalização do Procon por meio do telefone 4798-5090 ou do e-mail procon.fisc@mogidascruzes.sp.gov.br.