As smart city no Brasil são uma tendência e têm crescido consideravelmente nos últimos anos, em especial no âmbito de mobilidade urbana.

O conceito de smart city se refere a tudo o que engloba a “aplicações de tecnologias” para a melhoria nas soluções urbanas. Tais como iluminação, o tratamento de água, o transporte e o lazer.

Toda cidade que busca oferecer serviços mais inteligentes busca se encaixar em tais requisitos. Neste caso, o transporte coletivo de passageiros é um dos pilares para alcançar o sucesso na empreitada de se tornar uma Smart City.

A Onpag é responsável pela gestão e administração da bilhetagem eletrônica de maneira única no transporte coletivo de Suzano, e os benefícios ofertados pela empresa já estão sendo percebidos pelos moradores que utilizam os seus serviços.

Segundo Henrique Dias, diretor de TI da Onpag, o grande diferencial da empresa está em pensar em formas de solucionar problemas

“Pensar diferente nos possibilita desenvolver novas formas de transformar o transporte e entregar um serviço cada vez melhor para o cliente. Inovação é nosso cerne.”

 

No transporte coletivo, esse é o foco principal, sendo assim, a gestão deve ser feita para beneficiar e otimizar os processos do dia a dia dos passageiros, diminuindo problemas rotineiros e viabilizando os autoatendimentos.

“Sabemos os desafios que a população enfrenta para se locomover seja qual for o seu trajeto. Nós, da Onpag, disponibilizamos o sistema de compra de créditos online pela ‘Olívia’, sem a necessidade de validar seus créditos, é simplesmente comprar e utilizar, tudo feito na hora”, complementa Henrique.

A ‘Olívia’ a quem ele se refere é um bot programado no Telegram, aplicativo que recentemente atingiu a marca de 1 bilhão de downloads. Essa é mais uma solução inteligente ofertada pela empresa, já que a utilização de um aplicativo pré-existente permite que os clientes utilizem os serviços, sem a necessidade de baixar outros aplicativos.

Esse processo feito pela Olívia (@OncardBot) disponibiliza todos os benefícios do cartão na palma da mão, onde quer que o cliente esteja, sendo possível até mesmo realizar a compra do crédito enquanto está aguardando no ponto e passar instantaneamente na catraca. Assim, é possível dizer adeus às filas e longos deslocamentos para atendimentos, visto que o bot está disponível 24 horas por dia para recargas, informações, saldos, extratos e muito mais.

Na cidade de Suzano, essa tecnologia da Onpag é realidade, toda a frota dos ônibus municipais da Radial Transporte é estruturada e equipada com a Recarga Express, o que posicionou a cidade como uma das mais tecnológicas no ramo de transporte coletivo da região.

Quando o assunto é mobilidade, não se trata apenas de trazer a tecnologia, e sim, encontrar formas de atender as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos passageiros, gerando assim qualidade de vida. Com isso, a experiência do cliente no transporte público de Suzano tornou-se uma diretriz que pode nortear as decisões de outros municípios em busca de qualidade na prestação de serviços de transporte.