Foi aprovado, na sessão ordinária desta terça-feira (5) da Câmara de Mogi das Cruzes, o projeto de Lei 84/2022, de autoria do vereador Zé Luiz (PSDB), que denomina como Avenida Comendador Fumio Horii a até então conhecida Avenida das Orquídeas, que liga Mogi a Suzano.

O nome inicial da avenida, inaugurada em 2019, havia sido escolhido por meio de concurso realizado junto a estudantes da rede pública de ensino, o que gerou protesto por parte da vereadora Inês Paz (PSOL), que votou contra a denominação.

“Acho válido e concordo plenamente com a homenagem ao senhor Fumio Horii, mas tem uma história vinculada ao nome da avenida que foi escolhido democraticamente e à época provocou uma intensa mobilização entre os estudantes da rede pública de ensino. Acredito que seria importante consultar novamente os munícipes sobre a alteração do nome, afinal, houve uma falha burocrática dos poderes Executivo e Legislativo em não referendar o concurso através de uma lei. Acho importante que permaneça o nome avenida das Orquídeas e que a homenagem devida ao senhor Fumio Horii seja feita em outro patrimônio, rua ou até na nomenclatura do bairro”, disse ela.

O autor do projeto afirmou que respeita o concurso realizado entre os estudantes, mas que com o falecimento do sr Fumio Horii e a comemoração do centenário da imigração japonesa, tornou-se oportuno homenageá-lo. “Este é o momento de fazer a homenagem ao senhor Fumio Horii, posto que aquela avenida tem um valor emocional para a família e isso não significa desrespeitar o concurso, mas valorizar o legado do grande empreendedor e investidor na cidade de Mogi”, disse Zé Luiz.

Para o presidente da Casa de Leis, Marcos Furlan (PODE), a iniciativa representou uma justa, merecida e necessária homenagem. “Sabemos o quanto aquela região tem se desenvolvido e o concurso que houve agora será lembrado através do bairro Vila das Orquídeas. Não é desrespeito nenhum e será devidamente honrado”, afirmou Furlan.