A Prefeitura de Suzano inicia, nesta segunda-feira (11), o prazo de inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A iniciativa vai disponibilizar 100 vagas para as turmas de Zelador, Porteiro e Vigia, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.
Para participar é necessário ter acima de 18 anos, ensino fundamental completo, residir em Suzano e ter renda per capta de até dois salários mínimos. O participante não pode estar matriculado como pagante ou bolsista em outros cursos no mesmo período e instituição parceira.
A ação, que é viabilizada por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, e pelo Saspe, tem como objetivo principal possibilitar o reingresso no mercado de trabalho por meio da capacitação profissional.
As aulas serão iniciadas no dia 1º de agosto e seguem até 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, para todas as modalidades. O curso de zelador será promovido no Saspe, enquanto o de porteiro e vigia no Instituto de Amparo aos Necessitados (ISAN). A proposta é de que os participantes desenvolvam potencialidades para atuar com profissionalismo, responsabilidade e garantir a segurança que o cargo almeja em diversos cenários, tanto para residências quanto os comércios.
Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a iniciativa integra as políticas públicas de retomada da economia após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pois oportuniza a geração de emprego para as famílias. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente quando o assunto é contratação. Portanto, é nosso papel como gestores da cidade propiciar esta capacitação e fomentar carreiras com custo zero ao participante”, disse.
“Temos trabalhado em conjunto com parceiros como o Senac e outras pastas para desenvolver profissionalmente e aprimorar habilidades dos suzanenses. Isso tem permitido que as pessoas possam ser inseridas no mercado de trabalho e assim melhorar sua autoestima”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca.
Como se inscrever
As inscrições para os cursos acontecem de forma presencial nas sedes do Saspe (Serviço de Ação Social e Projetos Especiais) e do Instituto de Amparo aos Necessitados.
O Saspe (Serviço de Ação Social e Projetos Especiais) está localizado na rua General Francisco, 1334, Centro e o Instituto de Amparo aos Necessitados está na rua Santa Rosa, 258, Jardim Belém. Mais informações podem ser obtidas com o Saspe através do telefone (11) 743-1600.