A Prefeitura de Suzano, por meio da campanha “Baby, me leva!”, já garantiu um lar para 413 pets, entre cães e gatos. O número representa uma adoção responsável a cada 33 horas, ao longo dos 19 meses do projeto. Os dados foram apresentados pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, no último sábado (30/07), durante o lançamento da campanha “De amigo para amigo”, que visa arrecadar itens para os pets assistidos pelo setor de Bem-Estar Animal.
Acompanhado da primeira-dama Larissa Ashiuchi e do secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o chefe do Executivo enumerou as conquistas da campanha, de janeiro de 2021 até o momento. Entre elas, a parceria com as entidades de proteção animal, o hotsite do “Baby, me leva!”, o trabalho de eventos mensais de adoção responsável e as ações de microchipagem e de castração.
“Em Suzano, a média é de 21 adoções por mês, com suporte de protetores e de entidades sociais, bem como os eventos de adoção. Além disso, neste ano, já promovemos mais de 1,7 mil castrações e microchipagens. Importante destacar que todos os animais adotados também são vacinados, castrados e microchipados, e, ainda, são acompanhados periodicamente após sua ida a um novo lar. Nossa intenção é que todos os pets tenham qualidade de vida e muito amor”, pontuou o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, os números conquistados ao longo do período são muito expressivos. “Quando analisamos o resultado que conquistamos junto à população suzanense, não podemos negar o sucesso deste período. Só neste sábado (30/07), aqui no Parque Max Feffer, conseguimos garantir um novo lar para 12 animais, sendo dez cães e dois gatos”, contou.
Além dos eventos mensais, realizados no Parque Max Feffer e no Suzano Shopping, o projeto conta também com um site exclusivo, o suzano.sp.gov.br/baby-me-leva. Atualmente, o portal conta com 58 animais disponíveis. No ambiente virtual, os interessados conseguem acessar o perfil dos cães e gatos, identificando o porte e o gênero.
“Pelo site, os suzanenses conseguem visualizar os animais e escolher o amigo que deseja adotar. Em seguida, o interessado pode entrar em contato com o Setor de Bem-Estar Animal por meio do e-mail babymeleva@suzano.sp.gov.br. A partir do primeiro contato, o setor marcará um encontro entre o futuro tutor e o pet, dando início aos trâmites do processo adotivo, que inclui, além da visita, orientações de cuidados e análise junto à família das condições de proteção e bem-estar”, detalhou Chiang.
Para mais informações sobre “Baby, me leva! podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4745-2055. Já para as famílias de baixa renda interessadas em castrar seu pet, a inscrição pode ser feita online, no link bit.ly/Castracao_Suzano22, ou diretamente na sede da pasta, que fica no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210, sala 206 – Centro), das 8h30 às 16h30, levando RG CPF, comprovante de residência e os dados do animal. Aos que presenciarem situações de maus-tratos e abandono, é possível denunciar de forma anônima à Ouvidoria Municipal no número 0800-774-2007.
De amigo para amigo
Ainda no sábado (30/07), o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, anunciaram o início da campanha “De Amigo para Amigo”, destinada à arrecadação de itens para utilização de cães e gatos assistidos pelo setor de Bem-Estar Animal. Os interessados poderão doar desde roupas até caixas de transporte e coleiras, que estejam em bom estado de conservação.
A expectativa é de que a ação siga até o fim do ano. As doações deverão ser feitas em nove pontos diferentes da cidade, que são as lojas Amipet (rua Dr. Prudente de Moraes, 1.160 – Vila Amorim ; avenida Major Pinheiro Fróes, 2.207 – Vila Maria de Maggi; e avenida Francisco Marengo, 1.644 – Jardim Dona Benta); a loja Império Pet (avenida Mogi das Cruzes, 72 – Parque Suzano), o PlayPet (avenida Senador Roberto Simonsen, 340 – Jardim Imperador), o Suzano Shopping (rua Sete de Setembro, 555 – Conjunto Residencial Iraí), as unidades do Centro Unificados de Serviços – Centrus (avenida Paulo Portela, 210 – Centro; e avenida Francisco Marengo, 2.301 – Jardim Dona Benta); e o Paço Municipal (rua Baruel, 501 – Centro).
Também participaram do lançamento o vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e os secretários municipais Pedro Ishi (Saúde), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos) e Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social).