Muito bem informado, o jornalista Wadson Regis, editor do portal “AL1”, levanta uma possibilidade bastante pertinente com relação à disputa do governo do Estado em 2026.
Revela ele, com argumentos interessantes, que o senador Renan Calheiros pode vir a ser o candidato do MDB à sucessão do governador Paulo Dantas.
Wadson explica que o cenário é totalmente favorável ao seu conterrâneo de Murici, que nunca escondeu de ninguém que seu sonho maior na política é governar seu Estado – até tentou, em 1990, mas perdeu para Geraldo Bulhões, numa derrota que até hoje alega ter sido fraudada.
Na época da disputa de 2026 Renan Calheiros estará com 71 anos (completa em 16 de setembro), já tendo sido Ministro da Justiça, deputado estadual e deputado federal, estando a exercer o seu quarto mandato de senador – tendo sido três vezes presidente do Senado.
No Legislativo, somente não foi vereador; no Executivo, além da derrota ao governo para Geraldo Bulhões, em 1988 perdeu para Guilherme Palmeira a disputa pela prefeitura de Maceió.
Como bem diz o colega Wadson, atualmente Renan Calheiros tem em seu favor o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor – reeleito pela terceira vez com os votos dos 27 deputados estaduais -, o governador Paulo Dantas, sete dos nove deputados federais e 61 prefeitos (dos 102) filiados ao seu MDB – sem contar prefeitos aliados de outros partidos.
Ou seja, o cavalo está passando selado à sua frente.
É só montar e negociar quem será destinatário da sua vaga no Senado.
Fonte - Blog do TNH1