O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (22), que Alagoas registrou redução de 72% no número de mortes violentas intencionais durante o Carnaval deste ano, na comparação com 2012, que marca o início da série histórica. Na comparação com 2022, a queda foi de 30%. Os dados são referentes ao período entre sexta (17), às 18h, e esta quarta (22), até 7h. Ao todo, foram 14 mortes no período.


Dantas comemorou o fato de que Alagoas não registrou nenhuma ocorrência de feminicídio no Carnaval de 2023. Em relação às mortes intencionais, os dados apontam uma redução ainda maior, com queda de 33% e dois casos registrados.


"Agradeço a todos os responsáveis pela segurança porque salvamos vidas. Demos segurança para o desenvolvimento e para quem nos visitou. Aqui, nesse time, não há vaidade. Nosso objetivo é reduzir violência e seguir daqui para melhor", destacou o governador.


O secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), José Carlos do Santos, pontuou ainda que os casos de roubo a motocicleta reduziram mais de 40%, e a carro 50%, quando comparado com 2022.


José Carlos frisou ainda que, em Maceió, foram registrados apenas 27 casos de roubos a transeuntes, que são as pessoas que estão andando pelas ruas. O secretário atribui essa queda ao maior número de policiais nas ruas.


Já o secretário de Segurança de Alagoas, Flávio Saraiva, enalteceu a estrutura da Segurança. “Só conseguimos baixar os números porque temos estrutura e mobilidade. O governador Paulo Dantas nos deu essa condição, inclusive, com o patrulhamento aéreo”, detalhou.


O governador Paulo Dantas, por sua vez, ressaltou o empenho dos servidores públicos da área da segurança. "Mantivemos os servidores públicos mobilizados. Isto tem muito do exemplo dos comandos da Segurança Pública. Comandaram de 10 a 11 mil homens e mulheres dando-lhes o exemplo."