O evento acontecerá a partir das 19h, no Tatersal Rubico Carvalho, no interior do Parque Fernando Costa
Com a presença de diversas autoridades políticas e lideranças do agronegócio, a nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tomará posse na próxima quinta-feira (02/03), dia em que a cidade mineira de Uberaba completará 203 anos de fundação. O evento acontecerá a partir das 19h, no Tatersal Rubico Carvalho, no interior do Parque Fernando Costa.
Entre as autoridades que já confirmaram presença estão a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elisabeth Nogueira Fernandes, e os deputados federais Ana Paula Leão e Emidinho Madeira.
Serão empossados o presidente eleito Domício Arruda, o vice-presidente Luiz Fernando Reis e os diretores Marcos Amaral Teixeira, Rubens Balieiro de Souza, José Antônio da Silva Clemente, Luiz Cláudio Bastos de Moura, Alexandre Lopes Lacerda, José Renato Chiari, Tatiane Almeida Drummond Tetzner e Marcelo Renck Real.
Domício Arruda será o primeiro alagoano a presidir a Girolando. Na entidade, já foi técnico de inspeção de registro, membro do Colégio de Jurados, representante estadual e, desde as duas últimas gestões, está à frente da Diretoria de Relações Institucionais e Comerciais. Como criador, iniciou os trabalhos de seleção da raça em 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro/AL. Ele presidirá a Girolando durante o triênio 2023/2025.
Sobre a Associação de Girolando
Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil. Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba/MG, ainda realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica ao programa de melhoramento.
História da raça Girolando
A raça Girolando surgiu por volta da década de 1940, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, quando um touro da raça Gir teria invadido uma pastagem vizinha e cobrido algumas vacas da raça Holandesa. Ao nascerem os produtos desse cruzamento, os criadores observaram que eram animais com características diferentes e que, com o tempo, foram demonstrando maior rusticidade, precocidade e grande produção de leite.
Com o tempo, o cruzamento passou a ser largamente utilizado no país e com a fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em 1978, buscou-se a formação da raça por meio de cruzamentos direcionados para atender os critérios definidos pelo MAPA. Hoje, a entidade tem o maior número de animais registrados do Brasil entre as raças leiteiras, atingindo 2.131.370 registros acumulados no período de 1989 a 2022. Só em 2022, foram 93.551 registros efetuados.