Coronel Moisés Melo / Foto: Rebecca Moura / CM
A Defesa Civil começou, nesta quinta-feira (30), uma operação de identificação das áreas de risco do Vale do Reginaldo, como forma de preparação para o período chuvoso no estado.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Moisés Melo, desde janeiro a pasta está orientando e capacitando todos os municípios para diminuir o risco e as ameaças.
A previsão nesse período é de fortes chuvas, portanto, é importante identificar os locais de risco para que as pessoas sejam retiradas. O primeiro passo, segundo Moisés, é identificar os pontos críticos e cobrar do município que apresente suas áreas mapeadas para facilitar a atuação do estado.
Ele acrescenta que foi solicitado o mapeamento, que já foi feito pela Prefeitura de Maceió, para que o estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, possa ajudar na identificação das áreas de risco e na prevenção de acidentes.
"O solo de Maceió está encharcado, mal começou o outono e chove todos os dias. Há muitas regiões críticas em área de risco. É importante ficarmos atentos”, afirma.
“No verão, a gente se preocupa com o inverno, cobrando dos municípios que coloquem em prática seu plano de contingência e evacuação de área de risco”, diz o titular da Defesa Civil.
Moises Melo ainda explica que o solo está encharcado e que o desabamento no bairro do Benedito Bentes já é um sinal da saturação do solo.
Por Cada Minuto