Após oito anos no Governo de Alagoas, o ex-secretário da Fazenda, George Santoro, deixou o cargo nesta segunda-feira (13) e vai assumir uma missão no Ministério dos Transportes, comandado pelo alagoano Renan Filho (MDB). A saída do Santoro já havia sido divulgada pelo jornalista Ricardo Mota, aqui no Cada Minuto. Santoro era considerado um dos melhores secretários da gestão e ajudou Renan Filho (na época governador), a mudar Alagoas, que estava numa situação difícil do ponto de vista financeiro.
Mesmo com a saída de Santoro, o governador Paulo Dantas garantiu que a política fiscal do Estado vai continuar a mesma e que as contas serão pagas em dia.
“Ele fez um excelente e extraordinário trabalho. Fez uma transformação na equipe econômica, sempre alinhada com os servidores. Mas, chegou o momento de o MDB precisar dele para assumir outra missão”, afirmou Dantas.
O governador disse que a meta é manter o estado pagando os salários e os fornecedores em dia, com a mesma capacidade de investimento.
“Vamos investir, no mínimo, R$ 2,5 bilhões. Investimos em modernização da Fazenda, tecnologia e inovação, tendo um sistema fazendário cada vez mais forte, diminuindo desigualdade social, mantendo um ambiente adequado para atrair novos negócios, novas empresas, oferta de emprego e oportunidade”, destacou o governador.
Os elogios para Santoro foram muitos. Paulo Dantas fez questão de ressaltar que daria a ele nota 10 “porque ele e o Renan Filho pegaram o estado em uma situação difícil, sem planejamento, com os piores índices em todas as áreas e foi essa organização fiscal, financeira e orçamentária que fez o estado mudar”.
Durante o período em que esteve à frente da Secretaria da Fazenda, George Santoro mudou a realidade econômica do Estado. A Dívida Consolidada Líquida de 167% foi reduzida para 54,9%, o que proporcionou ao Estado ter mais recursos em caixa, possibilitando mais investimentos, realização de concursos e reajustes salariais.
Quem assume o cargo?
Quem assume o cargo de Santoro é Renata Santos. Ela deixa a secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que ficará no comando de Gabriel Albino, que estava no cargo de secretário especial de Planejamento e Orçamento do próprio órgão.
No seu primeiro discurso, Renata disse que “ela era originária da área financeira e que foi adjunta de George até maio do ano passado”.
“Estou tranquila em assumir a Fazenda neste momento, pois teve um processo de modernização ao longo dos anos. Temos um grande projeto na parte tributária e tenho certeza de que seguir com esse projeto vai contribuir bastante com o governador, para que a gente consiga manter o nível de investimento. Estou pronta, é um grande desafio, mas com a tranquilidade de encarar e a humildade de pedir ajuda quando precisar”, destacou.
Oxigenar a carreira
No seu discurso de despedida, Santoro relembrou quando entrou no Governo de Alagoas e o cenário era desastroso. “A organização financeira do Estado era muito ruim. Éramos o quinto mais endividado do País e o mais pobre, com todos os indicadores sociais negativos. A dívida com fornecedores era em torno de 15% da receita líquida. O governo estourava os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Ainda na sua fala, Santoro disse que precisava oxigenar a carreira. “Trabalho com Fazenda há 30 anos e estava muito desgastado. Agora, em Brasília, vou oxigenar a carreira, mas estarei sempre à disposição para ajudar o Estado de Alagoas”.
Por Cada Minuto