Uma petição online criada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), uma das duas parlamentares transexuais do Congresso Nacional, já conta com mais de 260 mil assinaturas pelo pedido de cassação de Nikolas Ferreira (PL-MG).
O político de Minas Gerais é acusado de transfobia por causa de um discurso feito na tribuna da Casa na última quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Segundo o texto original da petição, a transfobia é um crime equiparado ao crime de racismo, e o Congresso Nacional é um espaço para defender direitos, não para ataques preconceituosos às mulheres brasileiras. A deputada também apresentou uma notícia-crime contra Nikolas no Supremo Tribunal Federal (STF). Recentemente, a Corte decidiu que a Lei do Racismo se aplica a casos de homofobia e transfobia.
"Agora estamos juntos com diversos partidos e lideranças políticas para denunciá-lo no Conselho de Ética da Câmara", afirmou a parlamentar. O caso levantou um importante debate sobre a importância de garantir a segurança e os direitos das pessoas trans no Brasil.
Fonte - Agora Alagoas