Março teve menor número de mortes violentas desde 2012, quando os dados passaram a ser divulgados oficialmente
"Março de 2023 foi o mês mais tranquilo da série histórica. São números que mostram que trabalhamos a segurança pública de forma muito séria, com muito empenho e visão muito humana", declarou o governador Paulo Dantas, em pronunciamento na manhã desta segunda-feira (03), no Palácio República dos Palmares.
O governador valorizou o trabalho desenvolvido pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva, que mantém o controle da criminalidade. "Desde que assumimos, estamos segurando os índices sempre nos patamares mais baixos da série histórica. Isso garante tranquilidade para o trabalhador que sai de casa para conseguir seu ganha-pão, para o empresário que se sente seguro para investir, para o turista que quer aproveitar nossas belezas naturais. É prioridade de nosso governo", assegurou Paulo, reforçando que já convocou mais 1.060 policiais militares, 307 policiais civis e 160 bombeiros militares para melhorar ainda mais o trabalho da segurança pública.
Já sobre as armas apreendidas, foram 113 até março de 2023, sendo 36 na capital e 77 no interior. Já a apreensão de drogas este ano foi de 66 no estado, 45 em Maceió e 21 no interior.
Roubos a coletivos
Outro dado importante apresentado durante o pronunciamento do governador Paulo Dantas e do secretário Flávio Saraiva, é que Maceió reduziu significativamente os casos de roubos a transportes coletivos. Em comparação com o ano de 2016, onde a SSP houve o maior registro, sendo 116 casos no mês de março daquele ano, em 2023 apenas 1 caso foi registrado, totalizando uma queda de 99,1%
Outros dados
Seguindo os dados referentes ao mês de março, a SSP também divulgou os dados de apreensões de drogas em todo o estado e na capital. Foram 113 armas apreendidas em Alagoas este ano, sendo 36 na capital e 77 no interior. Já a apreensão de drogas este ano foi de 66 no estado, 45 em Maceió e 21 no interior.
Por fim, o governador afirmou que o Governo tem investido na qualificação da Polícia Penal, que garante ações de inteligência que neutralizam ações de criminosos dentro do sistema prisional alagoano.
Também participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jacques Wolbeck; o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diego Teixeira; a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; o secretário de Governo, Vítor Pereira; e o perito-geral da Polícia Científica do Estado de Alagoas, Manoel Messias.