Por Kleverson Levy
No vai e vem das decisões judiciais no embate pela presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Arapiraca quem ganhou, politicamente, foi o prefeito Luciano Barbosa (MDB). A briga que se arrasta desde o ano passado, na ação dos vereadores Léo Saturnino e Dra. Fany Gabriela, ambos do MDB, contra o edital publicado pelo então vereador Thiago ML (Pros), deu vitória política ao gestor.
Barbosa, que até semana passada mantinha uma minoria no legislativo arapiraquense, reforçou o time com a chegada de Sérgio do Sindicato (União Brasil) e, em seguida, Fabiano Leão (PSDB). Dos dezenove (19) vereadores da Casa, onze (11) agora fazem parte da bancada do prefeito.
Estão na base de apoio a Barbosa os vereadores Léo Saturnino (MDB), Rogério Nezinho (MDB), Doutora Fany (MDB), Márcio do Canaã (MDB), Fabio Henrique (MDB), Sérgio do Sindicato (União Brasil), Adriano Targino (PP), Melquisedec Oliveira (PROS), Edvanio do Cangandu (Avante), Vicente do Remédio (PSL) e, agora, Fabiano Leão (PSDB).
Na oposição, o grupo comandado por Thiago ML é formado por Zé Carlinhos (PSC), Givaldo Bicudo (Republicanos), Pablo Fênix (PSDB), Alisson da Tim (Republicanos), Dr Fábio (PSDB), Túlio Freire (PP) e Márcio Marques (Republicanos).
A briga judicial na Câmara de Arapiraca favoreceu a bancada de Luciano Barbosa que - agora - tem maioria. O que chama atenção desse embate político pela cadeira de presidente e que se tornou um fato inédito, local e até no Brasil, é que nem a Justiça - ainda - conseguiu resolver.
Interessante que entre decisões e mais decisões, inclusive, que até são levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, o imbróglio continua no âmbito da política local de Arapiraca. De fato, nem decisão judicial do desembargador-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho de Omena Souza, tem sido válida, levada em consideração ou resolvida na terra de Manoel André.
Por que será? Estranho!
Por fim, saiu vitorioso o prefeito Luciano Barbosa que agora tem votos e aprovação na Câmara de Vereadores do município.