Programa do Governo de Alagoas levou serviços de saúde, emissão de documentos e atividades do CRIA para a comunidade
O Governo de Alagoas, através do programa Vida Nova nas Grotas, esteve nesta terça-feira (25), no bairro do Santo Amaro, oferecendo serviços à comunidade da Grota Santa Helena. Ao todo, foram realizados 973 atendimentos em diversas áreas.
A ação, que aconteceu no campo do Santo Amaro, atraiu moradores da Grota Santa Helena e das proximidades. A Secretaria de Estado da Saúde esteve presente oferecendo consultas médicas e exames laboratoriais nas especialidades de oftalmologia, ginecologia, pediatria, ortopedia e clínico geral, além de aferição de pressão, medição da glicemia, cálculo de IMC, testes rápidos de sífilis e HIV, e exames laboratoriais.
Já a Secretaria de Prevenção à Violência, ofereceu serviço de emissão e agendamento de documentos como RG, CPF, título de eleitor e segunda via de certidões de óbito, casamento e nascimento. A Seprev também disponibilizou corte de cabelo masculino e feminino, e muita música ao som da Banda da Ronda no Bairro. O Detran deu orientações sobre o programa Correria e distribuiu brindes para a população.
A Secretaria Extraordinária da Primeira Infância ofereceu cadastro do cartão Criança Alagoana (CRIA), atendimento de saúde bucal para crianças, fez distribuição de livros infantis e kits de higiene bucal para os pequenos.
O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes, explicou a importância de levar atendimento clínico e laboratorial à comunidade: “Nós sabemos que existe uma carência em Maceió com relação à atenção básica, e o Estado está empenhado em melhorar essa atenção, pois diminuindo essa carência nós conseguimos evitar que doenças simples se tornem doenças graves. A prevenção é o melhor remédio para qualquer doença” disse ele.
A coordenadora do programa, Marina Dantas, reforçou o compromisso com a disponibilização de serviços que serão ofertados às demais grotas de Alagoas: “Foi uma decisão muito assertiva. Às vezes a gente tem alguns empecilhos que não nos permitem tempo ou dinheiro para tirar um documento, fazer uma consulta, e o Vida Nova estará também empenhado em fazer esta ponte dos serviços com a população.” disse ela.