Nas eleições de 2022, Arthur Lira foi o deputado federal mais votado, com uma expressiva votação de 219.452 votos. Vale ressaltar, que esse resultado exitoso, foi determinado pela megaestrutura política representada pela sua condição de presidente da câmara federal e o comandante do tal orçamento secreto.
Arthur Lira, em fevereiro de 2023, foi reeleito presidente da câmara federal pela ampla maioria dos seus pares, consolidando ainda mais o seu poder e a sua influência no parlamento brasileiro. Assim, para que o governo Lula consiga aprovar as pautas encaminhadas ao Congresso Nacional, torna-se imprescindível o apoio do presidente Lira.
É importante destacar, que quando Arthur Lira cumprir os seus dois anos como presidente da câmara federal, não poderá disputar a reeleição o que provavelmente diminuirá o seu poder junto aos seus pares e ao governo Lula.
Dessa maneira, nas eleições de 2026, Lira não estará mais no comando da câmara federal e terá pela frente o clã dos Calheiros, que contará com a estrutura do governo do Estado e do governo Federal e, ainda, com o amplo apoio da maioria dos prefeitos de Alagoas.
Diante de tudo isso, é improvável que Arthur Lira venha a ser candidato ao senado em 2026 e certamente o seu caminho natural seja a câmara federal.
Por Marcelo Bastos