Em um domingo, 30, emociante, o Botafogo venceu o Flamengo, no Maracanã, por 3 x 2 e se tornou líder do Campeonato Brasileiro. O alvinegro marcou dois gols no primeiro tempo, mas depois sofreu para segurar a vantagem, pois teve duas expulsões. O lateral-direito Rafael e o treinador Luís Castro levaram dois cartões amarelos, cada. David Luiz terminou o jogo vaiado por milhares de rubro-negros.
No primeiro tempo, o Flamengo produziu para abrir o placar, mas não conseguiu. Na primeira chance, Wesley cruzou rasteiro e Vidal desviou a bola, que foi na trave. Depois, Cebolinha cruzou na cabeça de Pedro, que testou e viu Perri espalmar. Sem Gérson, Sampaoli optou por Ayrton jogando no meio de campo. O lateral atuou mal, sem entender a posição que estava, deixando muito espaço na recomposição.
O time teve mais posse de bola, mas sofreu com as escapadas rápidas do Botafogo. Em uma dessas corridas, Victor Sá dividiu com Wesley e a arbitragem marcou pênalti. Tiquinho Soares abriu o placar. Depois, o Flamengo não conseguiu levar perigo e apesar das constantes chegadas no campo de ataque, o rubro-negro não conseguia chutar no gol. Nos acréscimos, total desatenção na bola parada e Danilo subiu sozinho para marcar o 2 x 0.
Na segunda etapa, Everton Ribeiro veio do banco e em dois lances, deixou Gabigol na cara do gol, mas o camisa 10 parou no goleiro do Glorioso. Rafael, lateral do Botafogo, foi expulso após falta dura em Cebolinha. Poucos minutos depois, o treinador Luís Castro também levou o vermelho, após reclamar de forma furiosa com a árbitra Edna Alves, em uma tentativa de substituição e erro na placa do quarto árbitro.
O rubro-negro diminuiu aos 13 minutos, com Léo Pereira pegando de primeira após cruzamento e fez o 2 x 1. O time foi para cima, mas não conseguiu igualar e ainda levou o terceiro gol. Tchê Tchê passou por três marcadores e cruzou para Tiquinho finalizar, 3 x 1.
Thiago Maia ainda se machucou após chutar o jogador rival e não ser expulso, em lance fora do campo. Pedro e Gabriel não estavam em boa tarde e perderam muitos gols. Sem a presença dos atacantes, Léo Pereira marcou outro gol e diminuiu, de cabeça. Final, 3 x 2.