Na manhã desta sexta-feira (08), em uma sessão solene na Casa Mário de Guimarães, proposta pelo Vereador Oliveira Lima (Republicanos), foi entregue a Comenda Mérito Cívico ao senhor Jayme Amorim de Miranda Neto atual Presidente da Federação Alagoana de Xadrez do Estado de Alagoas - FEXEAL. A cerimônia contou com a presença dos atletas que fazem parte dessa federação, e teve como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido na presidência. 


Jayme Amorim, tem 35 anos, é brasileiro, casado e além de atualmente presidir a federação, acumula títulos de destaque nacional e internacional, como por exemplo, Eneacampeão Alagoano Absoluto 02, 03, 04, 05, 06,2010 e 2012, 2013 e 2017; Bicampeão Pan-americano Escolar sub-21 2001 e 2002; 1º alagoano a receber um título Internacional vitalício de CM (Mestre Candidato) pela FIDE (Federação Internacional de xadrez); Homenageado da Câmara Municipal de São Paulo por trabalhos relacionados aos esportes da Mente 2019; Campeão Brasileiro Blitz 2019; Primeiro Alagoano a disputar um Mundial de Xadrez Rápido e Blitz (Moscou de 26/12 a 30/12).

Na oportunidade, foram homenageados 140 atletas que vem levando o nome do estado e da FEXEAL em diversos campeonatos, trazendo premiações e revelando o talento alagoano no xadrez. A moção de aplauso entregue tem o objetivo de parabenizar os títulos conquistados por todos os atletas.

“Me sinto honrado em ser autor do projeto de lei que torna o xadrez uma modalidade esportiva aqui em nossa capital. admiro esse esporte por ser extremamente racional e desenvolver a concentração, tornando o jogador mais assertivo em suas decisões. Jayme, quando te conheci soube que você acumula títulos e por isso decidi lhe conceder essa honraria em sua casa, na cidade que você honra através do xadrez. Conte sempre com meu apoio”, disse o Parlamentar.

Agradecimento 

“Quero agradecer a homenagem ao Vereador Oliveira Lima pelo reconhecimento. O xadrez em Alagoas tem sua raiz social, uma prova disso é o fato de as escolas públicas não pagarem inscrição em eventos, e é uma das poucas modalidades que fazem isso. O xadrez entrou na minha vida ainda na infância, aprendi com meu pai e ele ensinava aos meus amigos da rua, meus irmãos, e desde então permaneço no xadrez. Hoje, Alagoas tem enxadristas fortes que conquistam títulos, mas no início foi difícil e o legado que temos hoje, vem sendo construído há 20 anos. A minha vida é xadrez e quero parabenizar aos participantes que estão aqui recebendo a noção de aplausos. Viva o xadrez de Alagoas”, salientou Jayme.

Ao receber essa homenagem, o serviço prestado por Jayme com amor ao esporte, se torna ainda mais reconhecido e valorizado no estado de Alagoas.