Faltando um ano e quatro meses para as eleições de 2024, o instituto Ipae fez uma pesquisa sobre a tendência de votos na cidade de Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió.


A pesquisa mostra uma disputa acirrada entre dois nomes muito conhecidos na política local: André bocão e Junior Dâmaso, que estão empatados com 19% no cenário espontâneo, enquanto o ex-prefeito Cristiano Matheus, que é apontado como provável candidato no próximo ano, aparece em quarto lugar com 2%. O atual prefeito Cacau (que não pode mais disputar a reeleição) foi citado por 6%.

O deputado federal delegado Fábio Costa, cujo nome é especulado na disputa, não chegou sequer a ser citado no cenário espontâneo. O parlamentar aparece em último lugar na pesquisa estimulada com 3%. Nesse mesmo cenário, Cristiano tem 11%, enquanto Bocão fica com 27% e Dâmaso con 37%.

A especulação é que Fábio Costa poderá disputar o mandato de prefeito pelo município de Marechal Deodoro no próximo ano. Se isso ocorrer, ele vai percorrer o mesmo caminho que Matheus. Lembrando que o ex-prefeito Cristiano foi vereador de Maceió, em seguida deputado federal e deixou o mandato na Câmara pela metade para assumir a prefeitura. Assim como Fábio Costa, Cristiano teve atuação muito forte nos meios de comunicação e redes sociais.

É de se perguntar se o fenômeno poderá se repetir duas vezes no mesmo lugar, ainda mais no atual cenário.

A diferença agora é que a política está muito mais acirrada na disputa entre grupos locais. Além disso, o atual prefeito Cacau, que não pode disputar mais a eleição, deve ter um importante papel no pleito do próximo ano.

O Inape entrevistou 550 eleitores de Marechal Deodoro no dia 10 de maio de 2023. A margem de erro do levantamento é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança estimado é de 95%.

O Inape também divulgou a avaliação do prefeito Cacau: de acordo com o instituto ele é aprovado por 72% dos eleitores e desaprovado por 17%.