A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) irá promover o terceiro Fórum Regional Participativo do novo Plano Plurianual (PPA), em São Miguel dos Campos. O evento, aberto ao público, acontecerá nesta quarta-feira (10), com início a partir das 9h, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do município.
Na sexta-feira (12) chegam para participar a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.
A iniciativa vai abranger também os moradores de cidades limítrofes da região de São Miguel dos Campos, como Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro e Teotônio Vilela.
Os fóruns regionais participativos têm o objetivo de ouvir a sociedade para a construção do PPA – principal mecanismo de planejamento governamental para os próximos quatro anos. A iniciativa é aberta à participação da comunidade escolar, profissionais da saúde, povos originários, líderes comunitários, prefeitos da região, Poder Legislativo dos municípios, conselhos, sindicatos e a população, organizada ou não.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, os fóruns participativos potencializam a aproximação do governo com os alagoanos e reforçam o compromisso com o trabalho transparente e compreensível. “Estamos percorrendo os municípios e mobilizando as equipes com a intenção de que toda sociedade alagoana se sinta protagonista no governo”, disse o gestor.
Os municípios de União dos Palmares e Penedo já receberam o fórum regional. Outras sete cidades-polo serão contempladas: São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Maragogi, Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. A programação completa com os dias e locais da realização dos fóruns está no site ppa.al.gov.br.
PPA Online
Ainda com a finalidade de incentivar a participação popular, a Seplag conta com o auxílio da plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência, inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba “Participe” e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até o final de junho.