A clínica irá oferecer serviços de tratamento terapêutico apropriado, com horários especiais, acesso a psicólogo, fonoaudiólogo e terapia ocupacional. O acompanhamento dos pacientes será realizado, também, nas escolas e em casa, orientando os pais para que possam acompanhar a evolução dos seus filhos.

O autismo é um espectro de um transtorno de neurodesenvolvimento que engloba diferentes tipos e graus de suporte. O diagnóstico do autismo é baseado em uma avaliação clínica rigorosa e detalhada, conduzida por profissionais de saúde treinados, como neuropediatras e psiquiatras infantis. Não há nenhum exame padrão que possa diagnosticar o autismo, as escalas são para auxílio.

O diretor do CETEA, Dr. Rodrigo Araújo, explicou que o diagnóstico é difícil, mas que pode ser feita tanto em crianças pequenas, como em adultos. Mas que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de se enfrentar o transtorno.

“Os sinais do autismo podem ser variáveis e podem mudar com o tempo, e o diagnóstico pode ser difícil por causa de algumas condições médicas que podem dar sinais similares ao do autismo, como o transtorno do desenvolvimento intelectual, transtorno do processamento sensorial, apraxia da fala. Além disso, a análise pode ser feita em crianças pequenas, por volta dos dois anos de idade, mas o diagnóstico em adultos também é possível. O diagnóstico precoce do autismo é crucial para o sucesso do tratamento e dos cuidados individuais”, explicou Rodrigo Araújo.

A clínica fica localizada na Evolution Medical Center, na Rua Engenheiro Mário de Gusmão, 90, no bairro de Ponta Verde, em Maceió.