Dando continuidade às ações de revitalização dos prédios históricos, o governador Paulo Dantas inaugurou na manhã desta quinta-feira (04), a revitalização da Praça Floriano Peixoto, popularmente conhecida como “Praça dos Martírios”. Recuperado pelo Governo do Estado, o equipamento é um símbolo arquitetônico, turístico e histórico da capital alagoana.

Coordenada pelo Gabinete Civil, a obra foi orçada em R$ 3,75 milhões e passou por uma ampla recuperação, resgatando a importância histórica e arquitetônica da praça. Os serviços foram executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pelo projeto básico de arquitetura e urbanismo.

O governador Paulo Dantas lembrou que um de seus principais desejos enquanto chefe do executivo era revitalizar a praça e demais prédios do Centro para valorizar ainda mais a história do estado e de Maceió.

“Sempre que passei por essa praça pensava em como fazer para que ela voltasse a ter ‘vida’, voltasse a ser utilizada pela população como área de lazer, de história. Quando a Luiza [Barreiros, ex-secretária do Gabinete Civil] me falou desse projeto, dei o aval para que a obra fosse iniciada o quanto antes. E agora vendo ela pronta me sinto realizado, porque não é apenas a valorização da nossa história, mas também da nossa cultura e o fortalecimento do turismo”, disse.

Um dos pontos altos da obra foi a recuperação da fonte luminosa, que voltará a abrilhantar o espaço. A revitalização contempla também a elaboração de um projeto que resgata não só sua importância histórica como “praça do poder” – uma referência ao antigo Palácio de Governo –, como também reforça o marco de centralidade turística de Maceió.

“A revitalização da Praça Floriano Peixoto valoriza a região central de Maceió, fortalecendo o turismo da capital e devolvendo à população alagoana e aos visitantes um dos espaços de grande relevância cultural e histórica. A obra melhora a acessibilidade e também dá mais visibilidade ao patrimônio arquitetônico, ressaltando especialmente o Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga sede do Governo de Alagoas, e a Igreja Bom Jesus dos Martírios, um dos belos exemplares da arquitetura religiosa em Alagoas”, afirmou a secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos.

Os ex-secretários do Gabinete Civil Luiza Barreiros e Fábio Farias também participaram da solenidade. Em seu discurso, Luiza lembrou do pedido que Fábio fez ao passar o comando da pasta para ela no início da primeira gestão de Paulo Dantas à frente do Governo de Alagoas.

“Assim que assumi a pasta, fiz questão de me reunir com o Fábio para que ele me passasse algumas considerações, e uma delas foi ter como prioridade a execução da obra, pois o processo teria sido iniciado ainda na gestão do ex-governador Renan Filho. De pronto tomei a obra como minha, até porque tenho um carinho enorme pelo Palácio Floriano Peixoto, pois o arquiteto é meu tataravô, Luiz Lucariny. Hoje, vendo ela toda pronta me enche de alegria, e meu desejo é que ela tenha ‘vida’. Que vejamos apresentações culturais, que as famílias ocupem como área de lazer. Quero trazer minha neta para brincar aqui”, ressaltou.