Em Alagoas, o foco de chuvas deve acontecer com maior intensidade no mês de maio, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Com o objetivo de evitar possíveis danos, os municípios alagoanos informaram ao Cada Minuto o plano de ação para a quadra chuvosa

Piranhas

À reportagem, o secretário de Meio Ambiente e Pesca de Piranhas, Júnior Fortes, explica que em parceria com a Defesa Civil, o município está sinalizando as áreas de encostas e deslizamentos.

“As medidas preventivas que estamos tomando são essas, desejando realmente que venha chuva porque a agricultura familiar agradece. Temos muitas áreas que já estão sinalizadas por ser um município com áreas rochosas, na região de Serra”, explica.

Marechal Deodoro

Já Marechal Deodoro, conta com o Comitê de Prevenção às Enchentes (Prevenir), que realiza paliativos como forma de prevenção aos alagamentos e danos causados pelas chuvas.

De acordo com as informações, o trabalho de prevenção consiste na desobstrução das galerias pluviais, limpeza e abertura de rios. “A abertura de rios faz com que a água possa escoar e não se concentrar no quintal das casas”, informou a assessoria de imprensa do município.

Arapiraca

Em Arapiraca, a Defesa Civil informa que está trabalhando de forma preventiva em parceria com outras secretarias e órgãos da Prefeitura de Arapiraca, tendo em vista que as chuvas atingem diversas áreas da cidade.

Conforme as informações, um dos trabalhos realizados é a desobstrução de bueiros e bocas de lobo, podas ou cortes de árvores com risco de queda, limpeza dos riachos e córregos.

Além disso, a Defesa Civil está reforçando a conscientização da população por meio da imprensa e campanha nas redes sociais para o descarte correto de lixo e ações que evitem transtornos.

Maceió

O plano de enfrentamento ao período chuvoso, Previne Maceió, prevê as ações de mitigação de riscos e alinhamento entre secretarias para amenizar os efeitos causados pelas chuvas em Maceió.

Segundo a Defesa Civil da capital, essas ações estão baseadas nos eixos da prevenção, preparação, resposta e restabelecimento. Entre os principais trabalhos desenvolvidos está a aplicação de lonas nas encostas, a limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais e canais.

Além disto, novas parcerias foram firmadas para que o Município traga respostas mais céleres em casos de eventos extremos.

Atalaia

Em razão da quadra chuvosa de Atalaia, a prefeitura irá realizar um mapeamento dos pontos mais críticos do município e ações de prevenção.

Além disso, a Prefeitura já vem trabalhando previamente, fazendo a limpeza das ruas e das galerias. “Tem sido bastante eficaz, mas é preciso também que a população colabore e não jogue lixo nas ruas”, pede a prefeita Ceci Rocha.

Pilar

O plano de contingência de Pilar visando à denominada quadra chuvosa, reúne os procedimentos, ações e decisões a serem tomadas por ocasião de fenômenos como enchentes, alagamentos ou inundações.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, José Almir Santos, destacou a importância de o Município antever eventos dessa natureza. “Estamos preparados para atuar nesse tipo de situação, aprimorando o nosso tempo-resposta para, se for o caso, restabelecer os serviços públicos e acolher a nossa população da melhor forma possível”, afirmou Santos, lembrando que Pilar já dispõe, inclusive, de sua própria estação meteorológica.

Chã Preta

A concessionária de água e esgoto, Verde Alagoas, responsável pelos serviços no município de Chã Preta, afirma que realiza trabalho preventivo para o período da quadra chuvosa.

Conforme a Concessionária, é realizado um cronograma de limpeza e desassoreamento da captação de água bruta, em Chã Preta, que é um procedimento de escavação que ajuda a retirar os sedimentos do ponto de captação do rio, garantindo o abastecimento pleno de água para o município.