Ex-presidente também disse que pode se candidatar a vereador do Rio de Janeiro em 2024
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que cogita se candidatar como vereador nas eleições municipais do Rio de Janeiro em 2024 e disputar a Presidência da República novamente em 2026.
“Lógico que não quero perder meus direitos políticos. Até falei outro dia, estou pensando em me candidatar a vereador do Rio de Janeiro, qual o problema? Não é demérito nenhum”, disse Bolsonaro em um evento do PL no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (23). “Em 2026, se estiver vivo até lá, e também elegível, se essa for a vontade do povo, a gente vai e disputa novamente a Presidência.”
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga uma ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações em uma reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, na qual ele fez ataques ao sistema eleitoral.
A sessão de quinta-feira (22) foi suspensa após a leitura do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que foi favorável à inelegibilidade de Bolsonaro. O julgamento deve ser retomado na próxima terça-feira (27).
Bolsonaro disse, em seu discurso no evento do PL, que em 2026 o presidente e o vice-presidente do TSE serão, respectivamente, Kassio Nunes Marques e o “terrivelmente evangélico” André Mendonça, ambos indicados por ele para ocupar a Corte.
“As coisas mudam, será que a preocupação com essa mudança antecipa a vontade de…”, disse o ex-presidente, que deixou a frase inacabada.
*Publicado por Fernanda Pinotti