Equipamentos agrícolas que vão ampliar as condições de trabalho, produção e geração de renda para o homem do campo foram entregues nesta sexta-feira (28), no Agreste de Alagoas. Esta é mais uma ação de Collor (PTB), enquanto senador, que garantiu cerca de R$ 30 milhões em recursos, por meio de emenda parlamentar.

Ao todo, foram entregues 12 tratores, 12 grades de arado e seis carroças agrícolas aos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), em Arapiraca. Neste primeiro momento, nove cidades foram beneficiadas: Limoeiro de Anadia, Craíbas, São Sebastião, Feira Grande, Traipu, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Taquarana e Maribondo.

Essa aquisição de veículos e implementos é fundamental para auxiliar os produtores rurais formados, em sua maioria, pelos pequenos agricultores. O presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, ressaltou a importância do momento vivido pelo agronegócio, principalmente para as cidades que integram o consórcio, reforçando o olhar de Collor para o homem do campo.

“Quero agradecer principalmente ao senador Fernando Collor por ter acreditado na figura do consórcio. Ele aportou cerca de R$ 30 milhões. Compramos tratores, retroescavadeira, caçambas e carros-pipa, que vão auxiliar os municípios consorciados e atender principalmente ao homem do campo, a agricultura familiar do Agreste alagoano. O Conagreste se tornou o grande instrumento de desenvolvimento do Estado de Alagoas”, disse Marlan Ferreira.

O prefeito ainda lembrou que Collor foi o primeiro parlamentar a acreditar na importância dos consórcios e aportar esses recursos. “Estamos dando vazão para esse recurso, que foi aportado ano passado, por meio de emenda parlamentar de Collor. Mais equipamentos chegarão para outras cidades que integram o Conagreste até setembro, e a entrega será de forma gradativa. Collor sempre teve o olhar diferenciado para o homem do campo e acreditou na importância de investir e dar mais condições de trabalho”, acrescentou.

A solenidade de entrega foi acompanhada pelo deputado federal Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, que ressaltou as ações no Congresso, para que os consórcios recebam as emendas diretamente e sem a necessidade de passar pelos governos dos estados.

“Isso é menos burocracia, mas lógico que haverá mais cobranças e responsabilidades com o uso do dinheiro público. Mas foi uma votação que fizemos para prestigiar os consórcios que existem no estado. Essa prática ajuda no encaminhamento das emendas. O consórcio consegue atender de maneira menos burocratizada os municípios. Essa entrega tem o trabalho de Collor, como senador, um parlamentar que sempre lutou para garantir que cada pleito do pequeno agricultor fosse atendido por entender a importância do incentivo à agricultura familiar”, colocou Arthur Lira.

A entrega ocorreu no Dia do Agricultor, homem do campo que possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial. É a atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão.

“Muito importante este dia e precisa ser festejado. Temos que sempre ressaltar a força do trabalho do homem do campo, pois é ele quem coloca alimento na nossa mesa”, finalizou Arthur Lira.

O Conagreste é um Consórcio Público composto por 24 municípios, situado na mesma região do Agreste alagoano, de competência multifinalitária, com vários anos de atuação e em franca expansão. As cidades que compõem a entidade têm população de aproximadamente 708.119 habitantes.

A economia predominante na região, que é composta pelos municípios consorciados, no que tange ao agronegócio, tem como destaque a agricultura, bem como uma pecuária forte, tanto na produção de leite, quanto de carne.
Fonte – GazetaWeb