A Câmara Municipal de Veradores de Jequiá da Praia afastou, nesta sexta-feira (28), a vereadora Maria José Alves de Ananias, a Bya Alves de suas funcões.

O afastamento aconteceu após o Poder Legislativo identificar que a vereadora, que era concursada pública, se afastou das suas funções  mas continuou recebendo o salário por mais de cinco anos.

Após uma denúncia do atual gestor do município, Felipe Jatobá, em 17 de março de 2023, o vereador Domício Jr. protocolou o pedido para a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que foi formada e se debruçou por quase 120 dias sobre o caso.

De acordo com o relatório aprovado por cinco votos a favor e dois contra, a vereadora será afastada de suas funções pelo período de dois meses e não receberá os proventos durante este tempo. Votaram a favor os vereadores Domício Jr, Manoel Carvalho, Marcela Felizardo, Cialex Azarias e Salomão Barbosa. Já do lado dos votos contras, estiveram a vereadora Bya Alves e o vereador Zilmo Alencar.

Além disso o Poder Legislativo recomendou ao Poder Executivo que adote as providências necessárias para que sejam ressarcidos os valores recebidos indevidamente, que somam aproximadamente R$ 78 mil.

À época da denúncia o prefeito Felipe Jatobá sugeriu que, se fosse comprovada a irregularidade e ela tivesse que devolver o recurso público, ele seria revertido em cerca de 900 cestas básicas para serem entregues à população jequiaenses.

No relatório lido pelo presidente da Câmara Municipal, Jaime Leite, foi afirmado que a vereadora acusada teve durante todo o tempo ampla defesa, mas que ela se negou a responder as perguntas que podiam incriminá-la. O documento reitera também que, enquanto investigada, Bya Alves teve acesso a toda documentação da denuncia.