O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) confirmou que irá destinar recursos parlamentares para o custeio do 1º Centro Municipal de Tratamento do Espectro Autista em Marechal Deodoro. Na manhã desta quarta-feira (2), durante o lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras para a construção do Centro, o parlamentar garantiu que destinará R$ 2 milhões em emendas, durante o seu mandato, para serem utilizados com o custeio dos profissionais que atuarão junto às crianças e jovens atípicos.

O Centro será o primeiro da Região Metropolitana, e tratará, de maneira humanizada, das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é uma bandeira fortemente defendida pelo deputado. “O Centro é a realização de um sonho e irá contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas, através de ações de humanização, mobilização social, prevenção, assistência, reabilitação, ensino e pesquisa com atenção à saúde”, ressaltou o parlamentar, destacando que o recurso para que o centro tenha profissionais capacitados e que possam cuidar das crianças deodorenses.

Ayres parabenizou o prefeito Claudio Filho Cacau pela iniciativa de executar a obra, orçada em mais de R$ 3 milhões, e que tem como objetivo oferecer atenção à saúde de forma integrada para pessoas com o espectro. “Essa ação aqui vai ficar pra história, e como exemplo para todas as cidades e para todos os gestores aqui de Alagoas”, reforçou.

O projeto prevê ainda oferecer as crianças e jovens atividades culturais, como teatro, dança, música e cinema; atendimento especializado e multidisciplinar; esportivas, com quadra poliesportiva, ginástica e piscina para aulas de natação/hidroginástica; formativas, com capacitação e palestras com diversas temáticas voltadas às pessoas com TEA, como saúde, educação e trabalho; autocuidado, com atividades da vida diária. “

Para o deputado, essa ideia de construção do centro de cuidados com as pessoas com autismo deve ser copiada pelos demais municípios, pois existe um déficit de atendimento e isso prejudica as pessoas com deficiência e os seus familiares.

“Hoje eu sou deputado estadual de 61 mil deodorenses. A eleição passou, e agora é a minha vez de mostrar trabalho pra vocês. Essa será minha primeira emenda parlamentar para Marechal, para que a gente possa custear os psicólogos, as nutricionistas, os médicos que irão cuidar das nossas crianças aqui no Centro”, concluiu Alexandre Ayres.