A ex-deputada federal Margarete Coelho (PP-PI) deve ser anunciada ainda esta semana como a nova presidente da Caixa Econômica Federal. Margareth é diretora de Administração e Finanças do Sebrae e deve substituir Rita Serrano.


Aliada do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), a ex-deputada será parte da mudança da reforma ministerial do presidente Lula (PT). Segundo a Folha de S. Paulo, ele tem adiado essas trocas, mas vem sofrendo pressão do centrão para fazer alterações em troca de votações de projetos importantes.

Além de Margarete, outro aliado de Lira pode ganhar espaço na Esplanada dos Ministérios, o deputado federal André Fufuca (PP-MA), líder do partido na Casa. Por enquanto, o partido tenta fazer com que ele assuma o Ministério de Desenvolvimento Social, mas Lula resiste.

O nome de Margarete deve ser anunciado junto com uma reestruturação nas vice-Presidências (VPs) do banco. Ao jornal Metro 1, assessores de Lula que participam das negociações contaram que o acordo foi comandado por Lira e prevê a substituição dos 12 cargos atuais das VPs. O PP, Republicanos e União Brasil devem indicar nomes para ocupar essas vagas. Em troca, o presidente teria garantidas as votação de projetos como o arcabouço fiscal e a reforma tributária.

*Com informações do Metro 1