O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura, Cauê Castro, anunciou investimentos de mais de 4 milhões para o fomento da aquicultura em Alagoas. Através de um termo de execução descentralizada com a UFAL, o Ministério da Pesca e Aquicultura irá implantar o programa multidisciplinar para desenvolvimento da aquicultura sustentável.

Serão implantadas três unidades demonstrativas produtoras da aquaponia, sendo:

  • Na Universidade Federal de Alagoas para produção de peixes e vegetais e para uso/consumo no Restaurante Universitário e pesquisas;
  • No sistema prisional na Secretaria de Estado de Ressocialização de Alagoas para treinamento dos reeducandos e alimentação dos mesmos – experiência piloto que poderá servir de modelo para outras unidades de ressocialização de outras unidade da federação;
  • No abrigo de comunidades de refugiados indígenas venezuelanos para treinamento e alimentação da comunidade. Essa iniciativa além de prover alimento pretende desenvolver uma oportunidade de geração de emprego e renda.

Além disso os investimentos irão custear a realização de treinamento e doação de kits de aquicultura para 300 aquicultores em 10 municípios de Alagoas e Sergipe no âmbito da VI Expedição Científica do São Francisco.

Para o Superintendente, a ação é pioneira e inovadora: “Estamos investindo numa área que tem um potencial enorme e ainda é pouco explorada. Alagoas possui rios, mares, lagoas e lagunas, por isso investir na aquicultura, principalmente com cunho social, é ajudar nossa população e desenvolver a economia do Estado”. Disse Cauê.
Fonte – DDD82