A maternidade é o amor que vem desde o primeiro momento da sua descoberta. É um sentimento puro e sem medidas. É o laço eterno entre mãe e filho(a).

E pensando nesse ato de amor, que a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, realizaram, nesta segunda-feira (7), a entrega de diversos enxovais às mamães que fazem parte do programa Criança Feliz, por meio do projeto “Agosto da Primeira Infância: Brincar vem de berço”.

O prefeito Luciano Barbosa entregou mais 100 kits de enxovais em evento realizado, na tarde desta segunda-feira (7), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), no bairro Santa Edwiges.

As gestantes e mães guardaram ansiosamente para o encontro com os seus filhos(as) e receberam das mãos do prefeito os enxovais repletos de carinho e sonhos, além de participarem de uma atividade de sensibilidade e comoção, com a pintura das barrigas em ação promovida pelo Banco de Leite Humano Ivone França (BLH).

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, a ação reflete no trabalho intenso dos visitadores do programa Criança Feliz e dos integrantes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de todo o município.

“Esse é uma ocasião simbólica, que representa todo um trabalho construído pra que esse momento chegasse até aqui. Então, assim no mês de agosto nós intensificamos ações são realizadas durante todo o ano por nossas equipes do território, tanto as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social, como também as equipes de Saúde. Todos os dias vocês estão nos territórios ouvindo as famílias, acolhendo. Então, assim os grandes protagonistas são esses trabalhadores que estão dentro das comunidades acolhendo as demandas e a população por aceitar por recebe-los”, apontou a secretária.

A solenidade também contou com a presença da secretária de Saúde, Jackeline Barbosa; da coordenadora do Programa Criança Feliz, Marina Maria, e da superintendente de Saúde da Mulher, Layza Leão, além de técnicos e servidores das duas secretarias.

Os enxovais estão sendo entregues a gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde e nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) por todo o município.

Fabrícia Galindo revelou que, desde o início do programa, já foram entregues 400 kits de enxovais às gestantes arapiraquenses.

Acolhimento

Cada kit contém uma bolsa de bebê, toalha fralda, lençol de xixi, conjunto de malha, cobertor, calça enxuta, pacote de fraldas, kit camiseta de pijama e kit para bebê.

“Esse é um momento significativo para mim”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa, lembrando das suas primeiras gestões quando foi criado o programa “Pré-Natal Pede Enxoval”.

O prefeito parabenizou o empenho das duas secretarias e de todas as equipes de apoio. “Não é só a distribuição do enxoval, mas é uma maneira de premiar aquela mãe que cumpre com o seu papel de gestante e que faz todo o pré-natal da criança. Que vai na unidade básica de saúde, que controla para saber se tem hipertensão arterial, para saber se tem diabetes, para saber como é que está a criança, por meio da ultrassonografia, fazendo todo aquele acompanhamento e protocolo da Secretaria de Saúde. Ao final disso, a mulher, então, merece como prêmio por tudo que tem realizado em defesa do seu bebê e dela própria”, destacou o prefeito.

Ainda durante o evento, o gestor arapiraquense disse que a meta do programa é de que todas as gestantes e crianças de Arapiraca sejam acolhidas.

“Queremos que elas façam o pré-natal, o teste do pezinho e todo o acompanhamento. Também estamos construindo creches por todos os cantos da cidade. O processo de aprendizagem começa desde o nascimento. Portanto, é muito importante esse acompanhamento e a ação articulada das secretarias, juntamente com as mães que demonstram amor e carinho para os seus filhos”, acrescentou o prefeito.

Os primeiros kits foram entregues às gestantes Bianca Beatriz, Francyele Alves, Lorrane Kelly, Maria da Silva e Tainá Ferreira no evento.

Ao longo deste mês, a secretaria definiu uma série de atividades nos CRAS. A campanha terá como ponto o dia 31 de agosto, com a realização do Seminário da Primeira Infância.