O ministro dos Transportes, Renan Filho, usou as redes sociais nesta quinta-feira (30) para anunciar que cancelou sua agenda dos próximos dias para vir à Maceió e acompanhar de perto o risco de colapso na mina 18, no bairro do Mutange.


O ex-governador de Alagoas retorna à capital para liderar uma missão técnica do Governo Federal, que tem em sua comitiva também o secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Regional e das Cidades e representantes dos ministérios de Minas e Energia.

"Estou a caminho de Maceió, ao lado de técnicos dos Ministérios @minaseenergia e @mdicoficial para liderar uma missão técnica devido aos últimos acontecimentos nos bairros atingidos pelo afundamento de solo causado pela exploração da Braskem", diz a postagem.

A comitiva irá conversar com a Defesa Civil Federal, Estadual e Municipal e com o Governo do Estado e Prefeitura de Maceió para colher informações que serão passadas a Geraldo Alkmin, vice-presidente do Brasil, para que o país possa estar preparado para entrar com qualquer assistência que Alagoas venha a precisar.

No vídeo, Renan Filho ressalta que as ações serão voltadas para que não haja vítimas e minimizar os impactos. “É relevante que o Estado acompanhe isso”, defendeu.

“Quando era governador de Alagoas não topei fazer acordo com a Braskem porque sabia que esse desastre poderia se agravar, poderia se aprofundar e eles queriam fazer acordo em caráter irrevogável. Precisamos de uma solução definitiva”, continuou, acusando a mineradora de omissão no repasse de informações.

Assista: