Devinho Barbosa, presidente da juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas, oposição do prefeito de Maceió JHC (PL) , usou as redes sociais para denunciar que a Escola Brandão Lima, no Benedito Bentes, está funcionando de forma precária sem ar-condicionado ou ventiladores.
Em um vídeo publicado em seu Instagram, Devinho mostra a situação da escola, trazendo os próprios alunos da unidade parar denunciar o caso. Segundo ele, os próprios professores estão levando ventiladores de casa como uma tentativa de amenizar o calor.
"As crianças não estão aguentando. A escola, que é divulgada como escola modelo pela Prefeitura, só tem fachada, se você adentrar aqui vai ver que são salas sem ar-condicionado e sem ventiladores. É de dar pena a situação que esses alunos enfrentam aqui", diz Devinho em um trecho.
Assista:
A denúncia se torna ainda mais grave devido ao fato de que o Brasil está enfrentando uma onda de calor e apresentando altas temperaturas recentemente.
"Esse ventilador aqui é o professor que traz, como é que fica?", diz um dos alunos, que aparece com a farda da escola.
"Prefeito, tá achando que esse ar-condicionado tá de enfeite como árvore de natal é?", questionou outra estudante.
O Jornal de Alagoas procurou a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que, em resposta, disse que um estudo está sendo feito na rede elétrica da unidade para que a climatização da escola seja feita de forma segura.
"O objetivo é climatizar todas as unidades, mas alguns imóveis apresentam problemas antigos e estruturais na rede elétrica, que precisam ser sanados antes", disse a Semed.