No aniversário de um ano da tentativa de golpe no Brasil, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) utilizou sua conta no Twitter para relembrar o episódio, enfatizando a importância de preservar a democria e destacando o dia 8 de janeiro como um momento “de infâmia que jamais será esquecido”.


Em seu posicionamento, o senador ressaltou a reação das instituições diante do ocorrido, evidenciando medidas como punições, investigações e a instauração de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Destacou, ainda, que o fortalecimento da democracia foi resultado desse enfrentamento, sinalizando a vitalidade do sistema institucional brasileiro.

Renan Calheiros enfatizou que a democracia e a institucionalidade é a única via para a paz e o bem-estar da sociedade. Em um apelo à reflexão coletiva, o senador reforçou que , embora não seja possível apagar o que passou, será possível evitar novos ataques a democracia no futuro.

“O dia da infâmia – 8 de janeiro – jamais será esquecido. As instituições reagiram com punições, investigações, CPI e a democracia se fortaleceu. A institucionalidade é a única via para a paz e o bem estar. Não podemos apagar essa página, mas podemos escrever um futuro melhor”.

Ao concluir, Renan Calheiros deixou claro seu compromisso com a defesa da democracia e a promoção de um ambiente político saudável, evidenciando a necessidade de se consolidar os pilares institucionais como fundamento para uma sociedade mais justa e equitativa.

Por Blog do Edivaldo Júnior