O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a Maceió no dia 26 de dezembro, recebido por centenas de pessoas no aeroporto Zumbi dos Palmares. De lá, foi para o litoral norte do Estado onde passou o réveillon.


O retorno para o Rio de Janeiro, 9 dias depois, foi nessa quinta-feira (4). Ele chegou ao aeroporto acompanhado de uma pequena comitiva e “escoltado” pelo Policias Federal Flávio Moreno, um dos mais atuantes bolsonaristas de Alagoas.

Além de Moreno, que já disputou cargos majoritários, Bolsonaro teve encontros com vários políticos que defendem seu legado no Estado. Entre eles, o deputado federal Delegado Fábio Costa, o vereador Leonado Dias e o engenheiro Josan leite.

Contrariando expectativas nos meios políticos, o presidente do PL em Alagoas, João Henrique Caldas, o JHC, não teve nenhum encontro – pelo menos com registro público – com Jair Bolsonaro durante os nove dias em que ele ficou em Alagoas.

Nesse período, JHC teve encontro com outros políticos, inclusive o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), com quem desfilou em cima de um trio elétrico no dia 1o de janeiro na orla de Maceió.

A ausência de JHC na “agenda” de Bolsonaro abriu espaço, de acordo com informações do jornalista Berg Morais, para que o engenheiro Josan Leite reivindicasse o direito de disputar as eleições de prefeito em Maceió este ano com apoio do ex-presidente.

Josan Leite e Leonardo Dias estiveram em diferentes momentos com o ex-presidente. O deputado estadual Cabo Bebeto, outro bolsonarista de “carteirinha” em Alagoas, não acompanhou a visita do ex-presidente a Alagoas. Fora do país, em viagem de férias, ele no entanto fez postagens enaltecendo Bolsonaro. “Mesmo eu estando distante, pode sempre contar comigo, @bolsonarosp para apoiar o nosso Capitão! @jairmessiasbolsonaro 🫡🇧🇷”, disse no Instagram.

O deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça, que também é do time “conservador” foi encontrar o ‘capitão’ em São Miguel dos milagres. Os dois conversar durante uma caminhada na praia. “Tarde proveitosa na companhia do Presidente @jairmessiasbolsonaro. Em pauta: Alagoas e o Brasil. 🇧🇷”, registrou nas redes sociais.

JHC não fez menção a visita do ex-presidente a Alagoas, mas a mãe dele, a suplente de senadora Eudócia Caldas esteve no aeroporto para receber Bolsonaro, a exemplo de Fábio Costa e Leonardo Dias.

Um dos políticos que acompanhou a visita de Bolsonaro a Alagoas, confirma que o ex-presidente não teve nenhum encontro (ao menos público) com JHC, mas fez uma ressalva: “ele (o ex-presidente) fará nova visita a Alagoas”. Não se sabe se será antes ou depois das eleições de outubro deste ano.

Com Lira


A maior aproximação com Arthur Lira pode ser um dos motivos que levou JHC a ‘evitar’ o encontro com Jair Bolsonaro em Alagoas. O presidente da Câmara dos Deputados é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem atualmente forte influencia na prefeitura de Maceió. Foi responsável, por exemplo, por garantir a participação de JHC em reunião com o presidente da república em dezembro e pela vinda do ministro do Turismo, Celso Sabino, para uma reunião com o prefeito em Maceió.

Josan e o apoio de Bolsonaro


As informações a seguir são do jornalista Berg Morais:

– O engenheiro Josan Leite irá disputar a prefeitura de Maceió na eleição deste ano. Filiado ao Republicanos, ele pretende defender o bolsonarismo na Capital alagoana. Caso consiga viabilizar sua candidatura, será a segunda vez que ele concorrerá ao Executivo municipal.
– Esta semana, Josan visitou o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), no município de Porto de Pedras. Na ocasião, a disputa eleitoral e o fortalecimento do conservadorismo no Estado também estiveram em pauta.
– Josan Leite também reivindicou o apoio eleitoral de Bolsonaro, já que o prefeito de Maceió, JHC, está filiado ao PL e deverá disputar a reeleição pela sigla bolsonarista. O engenheiro se autointitula como “bolsonarista raiz”.
– Vale destacar que Josan Leite ocupou o quarto lugar no pleito municipal de 2020, ficando no 1º turno com 23.925 votos. Filiado à época ao Patriota, ele apoiou a candidatura de Alfredo Gaspar, no 2º turno.

JHC sobe no trio com Arthur Lira. Foto: Reprodução
Josan Leite quer apoio de Bolsonaro. Foto: Reprodução
Policial federal Flávio Moreno “escolta” Bolsonaro. Foto: Reprodução

Por Blog do Edivaldo Júnior