Alagoas será um dos estados que não irá receber as doses da vacina contra a dengue, pelo menos na primeira remessa. A decisão foi feita pelo Ministério da Saúde, de acordo com a expressiva redução (90%) de casos confirmados em 2023. 

Os municípios com maior taxa de transmissão terão prioridade. Inicialmente, receberão a vacina os municípios com mais de 100 mil habitantes e com alta taxa de transmissão. Dessa forma, Alagoas foi excluída nesse momento. 

No ano de 2023, o estado registrou 4.287 casos confirmados de dengue e 4 óbitos, tendo uma diminuição considerável ao comparada com 2022, onde foram registrados 33.609 casos e 21 mortes. 

De acordo com o secretário de saúde do estado, Gustavo Pontes, a queda se deu com base nas ações desenvolvias pelo estado. “É fundamental adotar práticas preventivas no dia a dia, como a eliminação de criadouros do mosquito, o uso de repelentes e o cuidado com recipientes que acumulam água. São medidas simples, mas eficazes. A educação da comunidade é a chave para reduzir os casos e proteger toda a população”, explica.

Fonte - Política Alagoana