O presidente Lula (PT) decidiu não retornar a Brasília nesta quarta-feira (3), como estava inicialmente previsto. O esquerdista optou por ampliar a sua folga de fim de ano na base militar Restinga da Marambaia (RJ)”. Cogita-se que ele volte à capital federal nesta quinta-feira (4), segundo interlocutores do governo. Ainda assim, o petista não pretende ter compromissos oficiais no Palácio do Planalto até o fim desta semana.


Lula embarcou para o Rio de Janeiro na manhã de terça-feira (26), para a sua folga de fim de ano em uma ‘praia privativa’. O presidente passou as festividades do Réveillon na Restinga da Marambaia (RJ), uma ilha localizada em área militar controlada pelas Forças Armadas.


À imprensa, interlocutores disseram que o adiamento do retorno não foi por questões de imprevistos, mas porque o líder petista decidiu ‘descansar’ por mais tempo no local. Na manhã desta quarta-feira (4), Lula foi às redes sociais para publicar uma foto em que aparece tomando um banho de mar. “Reencontro com o mar para começar 2024 com muita energia”, escreveu o mandatário na legenda.