O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) de Maceió não economizou na aplicação de multas ao longo do ano de 2023. O Diretor-Presidente, André Santos Costa, assinou pessoalmente 14,8 mil notificações somente no mês de dezembro, evidenciando a rigorosa fiscalização.

A infração mais comum, com mais de 3 mil notificações no último mês, é a "Infração: 7587 – Transitar na via/faixa de trânsito exclusiva ao transporte coletivo" – popularmente conhecida como faixa azul. Outra surpreendente infração frequente em Maceió é a "7340 – Dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés/comprometa utilização dos pedais", resultando em mais de 2 mil notificações em dezembro.

Os dados revelam que houve um prazo para recurso entre os dias 12 e 15 deste mês, alertando os motoristas sobre a importância de estar atento às regras de trânsito, inclusive aquelas relacionadas ao vestuário durante a condução.

Algumas infrações menos comuns também foram registradas, como a "7323 – Dirigir o veículo transportando animais à sua esquerda ou entre os braços e pernas", que teve apenas 4 registros em dezembro. Já a "5860 – Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado", contou com apenas duas notificações no mês.

Um caso peculiar destacado foi o do delegado vereador Kelmann Vieira (Podemos), que recebeu uma multa considerada raríssima e significativamente mais cara. Surpreendentemente, essa infração não teve nenhum registro em novembro ou dezembro, tornando-a ainda mais notável.

Em suas redes sociais, o vereador expressou surpresa e ironia em relação à situação. Ele apontou a contradição nas ações do DMTT, mencionando outras situações em que veículos mais potentes não foram multados. O vereador afirmou que, como delegado cumpridor do ordenamento jurídico, arcará com todas as multas do seu próprio bolso, rejeitando qualquer influência de empresas duvidosas.

Essa situação levanta questionamentos sobre a equidade na aplicação das multas e destaca a necessidade de transparência nas ações do DMTT, especialmente quando figuras públicas estão envolvidas.