A jornalista Emanuelle Vanderley, do jornal Tribuna Independente, publicou reportagem neste fim de semana sobre as eleições deste ano e os municípios onde os prefeitos não poderão ser reeleitos. Ele destaca que, em Alagoas, 44 dos 102 municípios estão concluindo o segundo mandato. Com isso, ficam impedidos de concorrer novamente. A cidade de Palmeira dos índios está nesta lista, porque o prefeito Júlio Cezar está concluindo o segundo mandato e terá de indicar um candidato para concorrer a sua sucessão.
A relação completa dos municípios é a seguinte:
Água Branca, Anadia, Belém, Cacimbinhas, Campestre, Canapi, Capela, Carneiros, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Joaquim Gomes, Lagoa da Canoa, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Mata Grande, Monteirópolis, Murici, Olho D’Água do Casado, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Pilar, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Luís Do Quitunde, São Sebastiao, Senador Rui Palmeira, Tanque D’Arca, União Dos Palmares.
Por partidos
As eleições municipais deste ano terão impacto direto na disputa estadual de 2026. Os partidos buscarão ampliar suas bases nos municípios, para que fiquem fortalecidos. De acordo com o levantamento da jornalista Emanuelle Vanderlei, o MDB conta com 23 filiados em fim de mandato. Em seguida aparece o Progressistas (PP), com 12 nomes que não vão para as urnas. Também aparecem PTB e PSC, ambos com 2, e PT, Republicanos e PSB, todos com apenas uma prefeitura.
Eleições
A eleição está prevista para o dia 6 de outubro, quando os eleitores dos 5.570 municípios brasileiros vão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Fonte - Tribuna Independente
0 Comentários