O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Netto (MDB), convocou o segundo suplente do PTC, Zerisson de Oliveira Neto, para tomar posse como vereador em razão do afastamento do mandato de Samyr Malta (PTC) por quatro meses.
A convocação dele foi publicada na edição desta sexta-feira (23), do Diário Oficial do Município de Maceió.
Galba Netto já tinha feito o chamamento do primeiro suplente do partido, Raimundo Medeiros, mas a posse foi inviabilizada. Medeiros encaminhou um ofício ao Poder Legislativo alegando que não poderia assumir a vaga por ocupar cargo público de assessor técnico na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio (Semge).
Se não houver impedimento legal e administrativo, Zerisson vai se tornar vereador pela primeira vez. Ele deve assinar o termo de posse no plenário Galba Novaes de Castro (na Câmara), em data a ser agendada pela Mesa Diretora.
De acordo com a apuração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o segundo suplente do PTC obteve 1.241 votos nas eleições de 2020 em Maceió (0,31% do total). Zerisson de Oliveira Neto tem 37 anos e é engenheiro, tendo sido membro do Conselho Federal de Engenharia.
Em 2016, também foi candidato a vereador por Maceió, obtendo 975 votos, e ficou na condição de suplente pelo Patriota.
Samyr Malta anunciou o afastamento do mandato no dia 8 de fevereiro alegando que iria tratar de assuntos particulares. Ele já havia adiantado que Zerisson assumiria a vaga e justificou que o mandato é coletivo. Por isso, entende que o grupo ao qual faz parte precisa dar oportunidade para outras pessoas contribuírem com a cidade.
“Não fui eleito sozinho. Vou tratar de assuntos particulares, mas estarei contribuindo e à disposição desta Casa. Somente não poderei estar presente às sessões ordinárias. Por isso, entrei com requerimento para o afastamento. Tenho certeza de que, em breve, estaremos juntos novamente”, destacou o titular do mandato.
Fonte - Gazetaweb