O Governo de Alagoas, reconhecido nacionalmente por seu desempenho na educação, concentra esforços na promoção dos direitos educacionais, especialmente para os povos indígenas. Recentemente, o governador Paulo Dantas inaugurou a Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra em Porto Real do Colégio, investindo R$ 2,4 milhões do Tesouro Estadual. Com capacidade para 650 alunos da comunidade indígena Kariri-Xocó, a escola busca integrar conhecimentos enquanto preserva a identidade cultural.

Durante a entrega, o governador enfatizou a importância de proporcionar ensino de qualidade que respeite as tradições dos povos indígenas. A unidade, localizada na aldeia Kariri-Xocó, expandiu sua capacidade de 105 para 650 alunos por meio de reformas e ampliações. Paulo Dantas anunciou planos para entregar mais 12 escolas em comunidades indígenas, com investimento total de R$ 15 milhões. O objetivo é universalizar a infraestrutura educacional que valoriza a cultura indígena.

Além de criar vagas para os Kariri-Xocós, o governo destaca a valorização dos professores indígenas, promovendo um Processo Seletivo Simplificado para contratar profissionais remanescentes dos povos originários. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressalta a iniciativa pioneira do governador em promover um ensino diferenciado e de qualidade, reconhecendo a identidade cultural dos indígenas.

A inauguração da escola foi considerada um ato de reparação histórica pela secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José, que expressou sua felicidade e reconhecimento ao governador. O diretor da escola, Marcos César, destaca a preocupação do governo em preservar a identidade étnico-cultural dos povos indígenas, garantindo a essência por meio da matriz curricular estadual e de professores com notório saber. O evento incluiu a apresentação do Toré, com indígenas da Kariri-Xocó celebrando sua cultura por meio de cantorias, danças e rezas, convidando o governador a participar da dança.

Fonte - Política Alagoana