Oferecer suporte psicossocial e promover a saúde mental dos alunos da rede estadual. Este é o objetivo do programa Coração de Estudante, lançado pelo governador Paulo Dantas em evento realizado no Centro de Convenções, na manhã desta terça-feira (26). O projeto inovador, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), irá beneficiar estudantes do ensino fundamental ao médio.
Com um investimento inicial de R$ 4 milhões, o programa começa a implementar ações concretas já a partir desta terça-feira. Entre suas principais iniciativas, destaca-se a oferta de atendimento especializado em saúde mental em todas as escolas estaduais, incluindo a realização de diagnósticos organizacionais para identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelos alunos.
O governador Paulo Dantas ressaltou a importância de o Estado oferecer suporte emocional aos estudantes, visando melhorar a qualidade de vida de todos. "Em um mundo que desafia constantemente nosso bem-estar mental, é fundamental que o suporte psicológico seja acessível no nosso sistema educacional. Por meio do programa Coração de Estudante, garantimos que nossos jovens recebam o acompanhamento psicológico necessário para superar os desafios acadêmicos, sociais e emocionais de suas vidas. É mais que uma medida preventiva; é um investimento na saúde mental e no futuro de nossa sociedade”.
Os diagnósticos objetivam definir o escopo do trabalho dos profissionais envolvidos no programa, que inclui psicólogos, assistentes sociais, professores e gestores. A partir dessas informações, os alunos poderão ser encaminhados para consultas psicológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou para delegacias especializadas em casos de abuso ou violência.
Além disso, o programa distribuiu material didático para escolas de ensino fundamental, visando abordar as temáticas diretamente com os alunos. Este material é parte da estratégia do programa de desenvolver competências socioemocionais nos estudantes, permitindo-lhes aplicar o conhecimento teórico na prática.
“A dedicação ao bem-estar dos alunos reflete o compromisso do governo estadual em criar um ambiente educacional focado tanto na excelência acadêmica quanto na saúde mental e na formação socioemocional completa dos estudantes. Os profissionais contratados fazem parte de um núcleo que já iniciou os atendimentos em todo o estado”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, durante seu discurso no evento.
Para tornar isso possível, em fevereiro de 2024, a Secretaria de Educação contratou 60 psicólogos e 20 assistentes sociais, seguindo a proporção de um psicólogo para cada cinco escolas e um assistente social para cada quinze. Esses profissionais compõem o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA) e já atuam no programa desde seu lançamento.