O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma nesta segunda-feira (8) o julgamento das duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR).

Dos sete desembargadores da Corte, dois já votaram e o placar está empatado em 1 a 1. Será a terceira sessão de julgamento do caso. A análise do processo foi suspensa na última quarta-feira (3) após pedido de vista da desembargadora Claudia Cristina Cristofani.

O pedido de vista interrompeu o julgamento e será retomado nesta segunda com o voto da desembargadora Claudia Cristina Cristofani. Na sequência ainda votam, nesta ordem: Desembargador Julio Jacob Junior – classe de advogado efetivo; Desembargador Anderson Ricardo Fogaça – juiz de Direito efetivo; Desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz – juiz de Direito efetivo; Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson – presidente.

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) foram protocoladas por duas frentes antagônicas na política nacional.  As ações argumentam que durante a pré-campanha para a Presidência da República Moro cometeu abuso de poder político indevido dos meios de comunicação e obteve vantagem indevida em relação aos outros candidatos que disputaram a campanha ao Senado.