É uma questão matemática. Só há vaga para um. E o grupo liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), não abre mão, literalmente, de indicar o candidato a vice na chapa de reeleição do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL).


Já o prefeito não esconde de ninguém que pretende indicar o senador Rodrigo Cunha (Podemos) como seu companheiro de chapa. Desta forma, conseguiria garantir dois anos para a mãe dele, Eudócia Caldas, no Senado. Ela é a primeira suplente e quer muito voltar ao Senado, onde já passou quatro meses assumindo durante a licença do titular. Rodrigo, que foi eleito o “senador de Arapiraca”, até esqueceu o mote de campanha e transferiu o domicílio eleitoral para Maceió, dentro do prazo para ser indicado o vice de JHC.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió, Galba Netto, também está na “fila”, mas não tem praticamente nenhuma chance de ser indicado vice de JHC.

Dependendo do próximo movimento de JHC, podemos ter fatos novos na eleição de Maceió. O prefeito já foi avisado de que o PP, leia-se Arthur Lira, não aceita qualquer outra hipótese, a não ser a de indicar o candidato a vice. Pode ser qualquer nome, mas a indicação terá que ser do partido. Fora disso, pode ser Arthur Lira para um lado e JHC para o outro.

Por Blog do Edivaldo Júnior