Além das chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul, o estado também está enfrentando crimes cometidos em meio ao contexto de tragédia. As forças policiais que estão atuando no estado gaúcho, já prenderam 130 pessoas por crimes, incluindo em abrigos. 


Dentre as prisões, 48 foram por crimes patrimoniais, como roubo e furto de pessoas afetadas pelas enchentes, e outros 49 foram detidos em abrigos. As informações são da Secretaria de Segurança Pública. 

Até o momento, a Brigada Militar (BM) prendeu oito pessoas por crimes em Eldorado do Sul. O órgão suspendeu as férias dos quase 18 mil agentes e reduziu os intervalos das escalas, para reforçar a segurança no estado. A polícia ainda chegou a recuperar eletrodomésticos como televisores, geladeiras e fogões furtados.

No total, 700 soldados de outros estados estão atuando no Rio Grande do Sul, para apoiar a polícia gaúcha, que opera com até 7 mil policiais militares por dia. A Brigada Militar está com 70 barcos nas ruas alagadas das cidades do estado.