Alunos do ensino fundamental e médio realizam nesta terça-feira a primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).  Promovida desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a edição deste ano registrou recorde no número de escolas e municípios inscritos, com mais de 18,5 milhões de alunos e 56.516 mil instituições de 5.564 cidades – o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros.

“Este novo ciclo de realização da Obmep, com maior adesão de escolas e municípios, ocorre ao mesmo tempo que o Impa Tech, a graduação do Impa, dá seus primeiros passos, com uma turma majoritariamente egressa da olimpíada. Não é incrível pensar que quase 20 milhões de jovens estarão pensando em matemática e resolvendo as lindas questões da olimpíada”, ressaltou o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.

Nesta primeira fase, tanto a aplicação quanto a correção das provas são feitas pelas escolas, que deverão seguir as instruções e os gabaritos elaborados pelo Impa. Os alunos concorrem, dentro da própria escola, com estudantes do mesmo nível, a vaga para a segunda fase da Obmep, em quantidade pré definida que varia de acordo o número de inscritos pela escola e por nível.

O resultado dos classificados para a segunda fase será divulgado na página da olimpíada em 2 de agosto. A prova será em 19 de outubro em locais de aplicação definidos pelo Impa. O resultado final da 19ª edição está previsto para ser divulgado no dia 20 de dezembro no site da Obmep.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$300 aos alunos de escolas públicas que integram o programa.