Em busca de voltar a ter êxito numa disputa, o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), é o primeiro candidato registrado no pleito a vereador para o mandato 2025-2028. Ele quer uma das 27 cadeiras em jogo na eleição que acontece em outubro.
Desde que deixou a prefeitura, no fim de 2020, Rui concorreu ao Governo do Estado no pleito de 2022, mas amargou apenas a quarta colocação, com 157 mil votos, ficando atrás de Paulo Dantas, Rodrigo Cunha e Fernando Collor.
No segundo turno, decidiu apoiar Paulo Dantas, do MDB, e, com isso, virou secretário estadual de Infraestrutura, cargo em que ficou até abril de 2024, no período obrigatório para deixar a função e estar apto a participar da disputa eleitoral.
Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui declarou ter um patrimônio de R$ 1,6 milhão, entre aplicações, inventário e partilha, parte de lotes e dois apartamentos. Além dele, que é a aposta principal da sigla, o PSD registrou 27 outros postulantes à Câmara Municipal.
Reeleito prefeito com tranquilidade em 2016, Rui passou por dificuldades no segundo mandato e terminou em baixa nas pesquisas de aprovação. Agora, tenta retomar o prestígio num cargo mais baixo, sobretudo para quem foi prefeito, deputado estadual, federal, e sonhava ser governador.