A oposição de Jacaré dos Homens realizou a sua convenção neste sábado, sob liderança do ex-prefeito Júnior Ernesto. O evento teve uma baixíssima participação de representantes políticos locais e também da população, o que causou uma enorme decepção entre os convencionais e apoiadores.
A ausência do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, não passou despercebida. O apoio do parlamentar federal era esperado, pois ele comanda o partido Progressistas, mesma sigla de Júnior Ernesto. Outro ponto delicado foi a demora na definição do vice que compõe a chapa. Por fim, a escolha foi pelo ex-vereador Aurélio. Como já integrava o grupo, o anúncio não causou impacto ou trouxe novos eleitores.
Os deputados Marx Beltrão e Fernando Pereira optaram por discursos breves e não empolgaram os presentes. Ambos não possuem aproximação com o município sertanejo, o que dificultou o contato com o público.
Em resumo, o evento acabou frustrando o grupo, e vários integrantes não esconderam o desânimo. A convenção foi considerada um fracasso, devido à ausência de moradores do município, principalmente os eleitores dos povoados.
Uma pesquisa registrada em junho, encomendada pelo IBRAPE, mostra a atual presidente da Câmara, Socorrinho Melo (MDB), à frente da disputa com bastante folga. Socorrinho pontuou 65% de intenção de voto, em parceria com o seu vice, o agropecuarista Franklin Dantas (PSB). A dupla tem o apoio do governador Paulo Dantas e da grande maioria dos vereadores do município.
Por sua vez, Júnior marcou apenas 27% de intenção de voto. Também chama a atenção os significativos 51% de rejeição alcançados por ele, um número que anula qualquer chance de vitória. O que se viu no último sábado em Jacaré dos Homens foi a confirmação desses dados, através da baixíssima participação popular e fraca mobilização do seu grupo político. Mantendo-se este cenário, como é previsto, o prefeito Floriano Melo não terá dificuldades para eleger a chapa Socorrinho-Franklin e garantir a sucessão.