A Defesa Civil de Alagoas divulgou, nesta terça-feira (20), um novo boletim sobre as fortes chuvas que atingem o estado nos Ășltimos dias. Segundo o relatĂłrio, 377 pessoas foram afetadas, sendo 76 desabrigadas e 301 desalojadas em sete cidades.

Os municípios atingidos são Coqueiro Seco, com 8 desabrigados e 12 desalojados; Maceió (8 desabrigados e 96 desalojados); Marechal Deodoro (16 desalojados); Paripueira (12 desabrigados e 46 desalojados); Pilar (20 desabrigados e 40 desalojados); Rio Largo (75 desalojados); e São Luís do Quitunde (28 desabrigados e 16 desalojados). O relatório aponta também que até o momento, não hå registro de óbitos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel MoisĂ©s Melo, a previsĂŁo Ă© de que a chuva continue intensa na RegiĂŁo Metropolitana e na zona da Mata durante o dia e a noite, com tendĂȘncia de diminuição a partir da manhĂŁ seguinte e atĂ© sexta-feira. No entanto, ele alertou que, por estarmos em perĂ­odo de inverno, uma nova frente fria pode trazer mais problemas, jĂĄ que o solo estĂĄ encharcado e qualquer volume considerĂĄvel de chuva pode causar danos significativos.

“Alagoas estĂĄ em situação de risco. Estamos em alerta mĂĄximo devido Ă s fortes chuvas, que devem se intensificar, exigindo a nossa atenção redobrada. Temos vĂĄrias barreiras encharcadas e a possibilidade de alagamentos e desabrigados. É importante manter a integração das forças de segurança para atender Ă s necessidades da população”, afirmou o Coronel MoisĂ©s Melo.

ReuniĂŁo com ĂłrgĂŁos estaduais e federais


Durante a manhĂŁ desta terça-feira (20), a coordenadoria da Defesa Civil de Alagoas se reuniu com ĂłrgĂŁos estaduais e federais para alinhar estratĂ©gias de resposta a possĂ­veis desastres naturais. O encontro teve como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes setores e otimizar as açÔes de prevenção, resgate e assistĂȘncia humanitĂĄria, caso seja necessĂĄrio.

O coordenador da Defesa Civil do estado de Alagoas destacou a importĂąncia do monitoramento contĂ­nuo e da comunicação com as defesas civis municipais. “AlĂ©m do monitoramento, Ă© extremamente importante a comunicação, por isso temos um grupo com todos que fazem parte do conselho de Defesa Civil, e a qualquer momento, todos poderĂŁo ser reconvocados, levando informaçÔes, suprimentos e salvaguardando a vida de todos que necessitem”, explica o Coronel MoisĂ©s Melo.

A Defesa Civil continua monitorando a situação e prestando assistĂȘncia. A população pode entrar em contato pelo telefone (82) 3315-2843 ou pelo e-mail defesacivil@bombeiros.al.gov.br.