O presidente Lula definiu o desembargador Carlos Brandão para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) nessa terça-feira (27). Ainda falta o petista preencher a segunda vaga que pode ficar com a alagoana Marluce Caldas.
Marluce é promotora de Justiça do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e tia do prefeito de Maceió, JHC (PL). Apesar da competência da alagoana, o parentesco com o mandatário da capital tem influência na decisão de Lula.
O presidente está aguardando uma movimentação de JHC para indicar Marluce para o STJ. De acordo com informações de bastidores, JHC teria que trocar de partido, mudando para um grupo mais ao centro ou mesmo mais à esquerda. O prefeito deve trocar de partido no Congresso do PSB no final deste mês.
Disputa com Marluce Caldas a segunda vaga no STJ, Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre (MPAC) e o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal (MPF). A vaga é destinada a um representante do Ministério Público.
Carlos Brandão
Carlos Brandão é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e entrará na Corte em uma das vagas destinadas à Justiça Federal.
Carlos Pires Brandão, 60 anos, é natural de Teresina (PI), foi juiz federal, empossado em 1997, e foi nomeado desembargador do TRF1 em 2015.
O TRF1 tem sede em Brasília e responde pela segunda instância da Justiça Federal no Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
0 Comentários